PROJETO RENOVAÇÃO FORMA PRIMEIRA TURMA DE GARÇONS RESSOCIALIZADOS

PROJETO RENOVAÇÃO FORMA PRIMEIRA TURMA DE GARÇONS RESSOCIALIZADOS


Publicado em: 17/08/2022 10:17 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

Lançado em maio, projeto tem como objetivo a qualificação profissional de apenados do regime semiaberto

Um almoço, nesta terça-feira (16), celebrou a formatura da primeira turma do RenovAção. O projeto de ressocialização da Prefeitura de Dom Pedrito tem como objetivo a qualificação profissional de apenados do regime semiaberto.

A intenção é ampliar as condições de ingresso de pessoas em situação de privação de liberdade no mercado de trabalho, à medida em que retornem ao convívio social fora da casa prisional. A celebração foi na Hamburgueria Burger Boss. Oito apenados do semiaberto receberam diploma e estão aptos a trabalhar em horário fora do horário de cumprimento da pena. As aulas ocorreram no Presídio Estadual de Dom Pedrito. A iniciativa ofertou o curso de Técnicas no Serviço de Garçom, com 40 horas/aula, ministrado pelo instrutor do Senac Ricardo Maruri.

O prefeito em Exercício Guiga destacou a satisfação em conseguir tornar realidade esse antigo sonho da gestão municipal. “Todos nos conhecemos em Dom Pedrito, e é muito satisfatório, como gestor, vivenciar esse momento e contribuir para dar uma nova chance a essas pessoas”, declarou.

O projeto é da Prefeitura de Dom Pedrito, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com apoio da casa prisional. O curso, custeado integralmente pelo Município, foi escolhido devido ao aumento do número de bares, restaurantes e festas após os anos de pandemia, possibilitando a contratação imediata e autônoma para os futuros formandos. Para marcar a conclusão do curso, os novos garçons puderam testar as novas habilidades ao servirem quem estava presente no evento.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Marcelle Lehr, enfatizou a importância do apoio da equipe da Burger Boss. “O restaurante acolheu nosso projeto e oportunizou que os formandos colocassem em prática os ensinamentos”, contou.

Depois da entrega dos certificados, um dos formandos, representando os demais, agradeceu a oportunidade de qualificação. “Agora teremos mais chance de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, trazendo dignidade e uma nova vida para nós e nossa famílias”, comemorou.

O diretor da Casa Prisional de Dom Pedrito, Dilson Pereira, enfatizou a satisfação em ver o projeto acontecendo. “É revigorante ver a Prefeitura investindo e acreditando na emancipação dessas pessoas, que logo estarão de volta à sociedade”, afirmou.

Representantes dos três Poderes e órgãos autônomos, além de órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Senac, estiveram presentes na formatura.