26ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE É ABERTA EM DOM PEDRITO

26ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE É ABERTA EM DOM PEDRITO


Publicado em: 06/06/2022 12:42 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 6, a abertura oficial da 26ª Semana do Meio Ambiente de Dom Pedrito, que é uma realização do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coman) e da Prefeitura de Dom Pedrito, através do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), em parceria com escolas, entidades comunitárias e associativas e imprensa.

A abertura oficial aconteceu no auditório do Instituto Artístico Carlos Gomes e contou com a presença dos realizadores, do prefeito em Exercício, Diego da Rosa Cruz (Guiga); a presidente do Legislativo, Adriana Saraiva; secretário de Educação, Marco Antonio Rodrigues; secretária adjunta de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Caroline da Silva Rodrigues; vereadores e diretores de escolas.

As falas giraram em torno da importância que a data tem e os avanços ao longo dessas mais de duas décadas de programações anuais, onde diversas ações foram levadas a efeito, principalmente no sentido de conscientização da comunidade. O trabalho desenvolvido na atualidade foi lembrado pelos presentes, que reforçaram o papel das escolas na construção de uma consciência ambiental a longo prazo.

Ações trabalhadas através do Departamento de Meio Ambiente, como o programa Cata Treco, o recolhimento de resíduos eletrônicos e a coleta seletiva de lixo (em fase de projeto e licitação), são exemplos de ações desenvolvidas na comunidade, e que deram certo.

Com o tema: “(Re) Educar para a vida – repensando, recusando, reduzindo, reutilizando, reciclando”, as atividades iniciaram hoje, e se estendem até o próximo domingo, dia 12, encerrando com o 21º Passeio Ciclístico de Amor à Vida e à Natureza, com saída às 15h, da praça General Osório.

Confira a programação:

De 06 a 20/06 – coleta de resíduos eletrônicos, no Ecoponto da rua General Neto, 72, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Dia 08/06 – Cata Treco, no bairro São Gregório

Dia 11/06 – plantio de mudas de árvores no módulo esportivo

Dia 12/06 - passeio ciclístico

As escolas da zona rural e urbana, terão vasta programação durante toda a semana, com atividades diversas, como palestras, dia de campo, passeios, campanhas de arrecadação de lixo eletrônico, confecção de hortas suspensas, plantio de mudas, teatro, entre outras.