ALERTA! SURTO DE DOENÇA DIARREICA AGUDA EM DIVERSAS LOCALIDADES

ALERTA! SURTO DE DOENÇA DIARREICA AGUDA EM DIVERSAS LOCALIDADES


Publicado em: 18/10/2021 12:08 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

As Doenças Diarreicas Agudas (DDA) compreendem um rol de doenças causadas por microrganismos infecciosos, dentre eles bactérias, protozoários e até mesmo vírus, capazes de causar inflamação do trato gastrointestinal. A infecção pode ser causada por consumo de água ou alimentos contaminados, contato com objetos contaminados ou pessoas doentes.

Recentemente, na cidade vizinha de Sant’Ana do Livramento, diversos surtos foram identificados. Alguns deles, com análise laboratorial positiva para Adenovírus e Norovírus. Por isso, salientamos que todas as medidas preventivas devem ser reforçadas visando a prevenção.

SINTOMAS

Dependendo do agente causador, as doenças diarreicas podem manifestar-se com alguns sintomas específicos, mas que, em geral, são muito parecidos. Portanto, alertamos a população para que esteja atenta a sintomas como: NÁUSEA, VÔMITO, DIARREIA, FEBRE, DOR DE ESTÔMAGO, DE CABEÇA OU NO CORPO.

Em casos de dor de garganta, sintomas de resfriado ou gripe, e até mesmo conjuntivite, o diagnóstico diferencial deve ser considerado no contexto da COVID-19. Assim, uma avaliação médica é fundamental, com recomendação de repouso enquanto durarem os sintomas.