MUSEU FAZ 50 ANOS

MUSEU FAZ 50 ANOS


Publicado em: 26/04/2021 12:30 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

Nesta data de 26 de abril, o MUSEU PAULO FIRPO lembra à comunidade a passagem dos 50 anos de sua inauguração, ocorrida em 1971, como parte dos eventos que aconteciam referentes ao primeiro centenário da elevação de Dom Pedrito à categoria de Vila.

A criação do museu - à época denominado Ponche Verde -- partiu de um ideal de Paulo Firpo, alicerçado por Gisele Bueno Pinto e Maria Helena Dutra, que em 1963, organizaram uma Exposição Retrospectiva da História de Dom Pedrito.

Daí, nos anos que se seguiram, a idéia foi crescendo até o ano 1968, quando ocorreu a fundação do museu. Instalado em 1971, em sala alugada da Casa Paroquial, com apoio de Paulo Firpo e muitas outras pessoas já, na abertura inaugural, -- 26 de abril de 1971 -- mostrava um acervo representativo da história e da vida social e cultural de Dom Pedrito.

Em 1974, passou à denominação atual, em homenagem a seu principal mentor: Paulo Firpo -- de quem recebera o acervo inicial. Nessa mesma época foi trasladado para uma sala da Prefeitura, ocupando a antiga cocheira.

Foram longos anos, quando o acervo cada vez crescia mais e assim carecia de espaço maior para receber novas peças e atender o público usuário. Somente em 1987, após longo processo, o museu pode ter sua sede própria -- rua Júlio de Castilhos, 1060 -- e proporcionar à comunidade ações culturais inerentes a sua natureza, compatíveis com normas internacionais de guarda, exposição e acesso público à informação.

Integrado hoje à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo -
Prefeitura de Dom Pedrito - de cuja instituição sempre recebeu total apoio para suas atividades, bem como da comunidade pedritense.

Impossibilitado, atualmente, de realizar evento nesta data, integrantes da Associação de Amigos, Presidente e Presidente eleita, juntamente com o Diretor do Museu e equipe, estarão reunidos hoje, prevendo traçar ações para momento da reabertura.