INVESTIMENTOS E TREINAMENTOS DE EQUIPE PARA MELHOR ATENDER OS USUÁRIOS

INVESTIMENTOS E TREINAMENTOS DE EQUIPE PARA MELHOR ATENDER OS USUÁRIOS


Publicado em: 22/04/2021 11:38 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

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Mesmo com as dificuldades impostas pelos tempos de pandemia, convivendo com alterações frequentes em escalas de trabalho ou horários reduzidos para evitar aglomerações, utilização de EPIs para o correto funcionamento das atividades em total segurança da equipe e dos usuários, a equipe da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) não cessou a sua luta diária destinada a estar ao lado da comunidade, garantindo direitos em diversos tipos de necessidades demandadas pelas famílias.

Focada principalmente na prevenção de situações que enfraqueçam o vínculo estrutural familiar, bem como, os efeitos desse tipo de ruptura no convívio social, a STDS tem reforçado, dentro do possível, ainda mais a sua atuação durante a época de pandemia, afinal, o momento deu vez a um cenário onde muitas pessoas perderam boa parte de sua renda, sofreram mudanças drásticas na rotina que levavam e, desta forma, necessitaram de atenção redobrada por parte dos órgãos de cuidado social.

E foi pensando neste enfrentamento novo e, por vezes, desconhecido, que as equipes responsáveis se engajaram na preparação de métodos para que o serviço prestado não fosse interrompido.

De acordo com titular da STDS, Marcelle Hennig Lehr, uma boa parte dos recursos recebidos pelo Governo Federal foram investidos em equipamentos que proporcionem e facilitem o atendimento ao público, mesmo à distância.

“Mesmo que nunca tenhamos interrompido o atendimento presencial, em casos pontuais, notebooks, celulares e outros equipamentos foram buscados, visando manter a frequência e agilidade na relação entre a secretaria e o público assistido de maneira remota, destacou a secretária.

Conforme ela, diariamente, muitas famílias se isolam por questão de saúde, mas de forma remota é possível acompanhar e orientar os assistidos que necessitam. "Hoje, uma chamada telefônica, um contato pelo WhatsApp ou outras redes sociais, agiliza inúmeras atendimentos e evita a exposição dos usuários ”, esclareceu a secretária.

A atualização no Cadastro Único, que é porta de entrada para o programa Bolsa Família, além de ser feito presencialmente, também está acontecendo na modalidade remota, por meio de telefonema. Merecem destaque e a nossa atenção, a crescente busca nas solicitações de Benefício Eventual, ocorrendo um aumento de aproximadamente três vezes no número total de cestas de complementação alimentar disponibilizadas mensalmente às famílias carentes, da mesma forma que as liberações de auxílio funeral e distribuições de pães aumentaram de maneira bastante expressiva.