SECRETARIA DE OBRAS REALIZA FORÇA-TAREFA PARA MINIMIZAR ALAGAMENTOS

SECRETARIA DE OBRAS REALIZA FORÇA-TAREFA PARA MINIMIZAR ALAGAMENTOS


Publicado em: 03/02/2021 13:12 | Fonte/Agência: Departamento de comunicação

Whatsapp

 

Tendo em vista o registro de diversos casos de alagamentos, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, as equipes da Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, seguem executando serviços de enfrentamento aos danos gerados pelas inundações em diversos pontos da cidade.

As ações estão ocorrendo sob um planejamento que visa atender as solicitações da comunidade, priorizando situações que apresentam um nível de maior urgência. 

Nesta terça-feira, dia 2, mesmo sendo feriado, as equipes trabalharam todo o dia na limpeza de vias, desobstrução de bocas de lobo e valas, além da melhoria de alguns trechos de ruas.

Segundo o secretário de Obras, Clodoaldo dos Santos, que também é o coordenador da Defesa Civil, a previsão é de que mais chuvas atinjam a região, com a possibilidade de ventos de 80km/h e granizo. 

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE

É necessário a conscientização de toda a população. Deve-se ter atenção redobrada com restos de entulhos, escombros e materiais de difícil degeneração vindos de todo o tipo de obra, pois, os mesmos podem, com facilidade, obstruir bocas de lobo e redes de esgoto. 

Outro tipo de problema típico das épocas chuvosas, se dá pelo acúmulo de vegetação que é retirado dos pátios das residências e acaba sendo descartado de forma incorreta em canteiros. A empresa terceirizada, encarregada da coleta de lixo doméstico não é responsável pela retirada desse tipo de material, cabendo, então, ao morador dar o destino adequado. 

Não menos importante, todo e qualquer tipo de lixo também deve receber o descarte apropriado. Desde o papel de uma bala, até quantidades maiores transformam-se em causadores de sérias consequências ao meio ambiente e, respectivamente, aumentam a proporção dos estragos feitos pelas enxurradas. Por vezes, o descarte é feito ao lado da lixeira (que já está cheia) e vem uma chuva forte antes da passagem da coleta e leva tudo para as bocas de lobo e valas. Por isso, é necessário que o morador tenha esse cuidado, descartando o lixo o mais próximo possível do horário do recolhimento.

“Com o auxílio de cada morador, aliado ao contínuo esforço dos funcionários engajados nesta força-tarefa, conseguiremos minimizar os danos causados por esta sequência de chuvas fortes, tornando mais fácil a solução dos problemas existentes e adotando medidas preventivas, para que os danos sejam os mínimos possíveis, pois sabemos que algumas situações, dependendo do volume de chuva não tem como evitar”, destacou o secretário.


Leia também

Secretaria de Educação

PARABÉNS, PROFESSORES!

15/10/2021 10:11

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo

PATROCINADOR DO 36° Ponche Verde da Canção Gaúcha "A CHEGADA DA SUPERAÇÃO"

15/10/2021 10:08

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo

PATROCINADOR OFICIAL DO 36° Ponche Verde da Canção Gaúcha "A CHEGADA DA SUPERAÇÃO"

15/10/2021 10:07

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo

36° PONCHE VERDE DA CANÇÃO GAÚCHA "A CHEGADA DA SUPERAÇÃO"

15/10/2021 10:06

Secretaria de Saúde

INFORMATIVO OFICIAL DE DOM PEDRITO (NÚMERO 574) COVID-19

14/10/2021 20:43