Os casos de dengue e zika vírus contabilizados em 2020, em Dom Pedrito, preocupam as autoridades em saúde na esfera municipal, regional e estadual. Com o objetivo de diminuir os focos de Aedes aegypti e a interrupção da circulação viral de dengue e zika através da conscientização da população, eliminação de criadouros e pulverização com inseticida, várias ações estão sendo realizadas, porém sem alcançar os objetivos.
Até o momento, o município contabilizou cinco casos de zika e três casos de dengue, com outros três casos em análise.
A cada caso detectado, a equipe da Vigilância em Saúde realiza a eliminação de criadouros nos raios estabelecidos através de pulverização com inseticida residual, além do trabalho contínuo de conscientização.
Dom Pedrito contará com o auxílio de agentes de saúde da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Vigilância Ambiental do Estado, para mais uma força tarefa.
Conforme a secretária de Saúde, Lillian Camponogara, a situação na nossa cidade é muito preocupante. “Temos oito casos comprovados, outros em análise e nem estamos no verão. O poder público não tem como chegar em todos os domicílios ao mesmo tempo. Cada pessoa deve ter o cuidado com o seu pátio, se não houver essa conscientização urgente, a situação se agravará ainda mais”, lamentou a secretária.