Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor será a incidência e a gravidade dos casos.
Após o término da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional pela Covid-19, em 22/04/2022 e com a estratégia de imunização específica, o país e, consequentemente os municípios, passaram a viver um cenário de lento declínio dos casos de Covid-19. Da mesma forma a gravidade dos casos também decresceu.
O cenário atual é de estabilidade e, no município, o último caso grave ocorreu em maio deste ano. Na sequência, houve a interrupção do fornecimento de Testes Rápidos para Covid-19 por parte do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, desta forma, seguindo as Notas Técnicas destes entes, Dom Pedrito está oferecendo o Teste de RT-PCR para a população que se encaixa nos seguintes grupos: idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos, gestantes, puérperas e pessoas que não tenham recebido nenhuma dose de vacina sintomáticas. Os internados por sintomas respiratórios também se incluem neste grupo.
Os testes podem ser marcados por telefone com a Vigilância Epidemiológica: 53 981122413 e 53 981122395. Após a coleta são enviados ao Laboratório Central do Estado para processamento.
Vale lembrar, que a Covid-19 passou a ser endêmica, assim como outros vírus existentes e os casos e infecção continuarão a acontecer, com variações, a depender do comportamento da população.
Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor será a incidência e a gravidade dos casos.
Pessoas com sintomas gripais devem evitar circular e ao terem contato com outras pessoas, devem utilizar máscaras.