Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/03/2022
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO COM ATIVIDADES DIVERSAS E AMPLA POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge uma em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entr

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge uma em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas.

O diagnóstico ocorre geralmente entre dois anos e meio e três anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril, como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram de maneira mais ampla, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.

A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, para entender, incluir e ajudar.

Em Dom Pedrito, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Dom Pedrito (APAADP), desenvolve um trabalho fundamental já consolidado, prestando apoio e orientação os autistas assistidos e suas famílias.

O início das atividades será marcado por uma palestra com o Dr. Luciano Hartmann, neurologista infantil em clínica privada na cidade de Santa Maria - RS, além de ser consultor neuropediátrico das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.

LINK DA VIDEOCHAMADA: https://meet.gloogle.com/rdo-orzq-hae

Às 19h, ocorre a Abertura Oficial da Semana do Autismo e inauguração simbólica da casa que abriga a associação, que já está em funcionamento, na rua Andrade Neves, 1724.

Confira abaixo, a programação completa da Semana Azul em Dom Pedrito:

28 DE MARÇO – 15h, palestra on-line - Dr. Luciano Hartmann “A importância do diagnóstico precoce”.

29 DE MARÇO – 15h, no CRAS Getúlio Vargas – Aliny Cunha “Acolhimento e comunicação x TEA”.

30 DE MARÇO - 13h30min, no Centro Juvenil – Kelli Jukosky e Marcia Freire “Respeito às diferenças”;

Às 18h, Luisa Novak e Gianluca Novak “Leve pra quem?”.

31 DE MARÇO – 15h, no CRAS São Gregório – Manuela Siqueira “Anseios da maternidade atípica”.

1º DE ABRIL – 10h, na praça General Osório – Panfletagem de conscientização.

Às 14h, palestra on-line – Drª Maria Inês – Reflexão sobre a tríade: família / escola / terapia, nos Transtornos do Espectro Autista.

2 DE ABRIL – 18h, caminhada com início no Largo Isidoro Dias Lopes (Praça da Estação).

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé