Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
10/10/2023 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SAÚDE BUCAL - PROJETO NA REDE MUNICIPAL VISA CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Nesta terça-feira (10), o projeto efetivamente começou!

Tudo começou com a professora de Ciências, Márcia Garcez de Ávila, da Escola Municipal Argeny de Oliveira Jardim, que observou problemas na saúde bucal dos seus alunos e manifestou a sua preocupação junto à vereadora Rosemeri Martins dos Santos. 

Sensibilizada com a demanda, a vereadora procurou a direção da escola e a titular da Secretaria de Saúde, Raquel Stochero dos Santos. 

A partir daí a secretária além de contar com a equipe das Unidades Básicas de Saúde e Posto Central, para o atendimento em si, buscou o apoio da clínica odontológica Sorrifácil, que já tinha manifestado o interesse de fazer palestras educativas e preventivas de saúde bucal. 

“Achamos a demanda tão importante, que solicitei a secretária que fosse estendida para toda rede municipal de ensino”, destacou a vereadora.

INÍCIO DO PROJETO
Nesta terça-feira (10), o projeto efetivamente começou!

Simbolicamente, os envolvidos falaram rapidamente, sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e, logo depois, teve início a palestra para os alunos do 5º ao 9º ano. Inicialmente uma palestra sobre os cuidados básicos de higiene com a cirurgiã-dentista Nadiege Neto e com a técnica em Saúde Bucal, Karina Lucca. Logo depois, elas realizaram avaliação e aplicação de flúor. 

Na oportunidade, estavam presentes profissionais das UBSs Elma Torres Simões e Hilton Ender Lopes (Santa Maria), que já fizeram o levantamento das necessidades de atendimento e, posteriormente, os pais serão avisados do agendamento em uma das unidades.
“O tratamento, seja de limpeza ou cárie será oferecido pelo município gratuitamente. Então, o nosso maior pedido para os pais é que levem os seus filhos na data agendada”, enfatizou a secretária de Saúde.

A diretora da escola, Deise Monteiro, lembrou a falta de um convênio nessa área, por isso, a necessidade de participação dos pais nesse projeto, se organizando para levar os filhos para o tratamento, que é uma grande oportunidade.
À tarde, os alunos do turno, passam pela palestra e avaliação.

A ideia é fazer o projeto em todas as escolas da rede municipal, para que além do tratamento em si, casos futuros de necessidade de tratamento sejam evitados.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé