Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
19/11/2024 Sec. de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SALÃO NOBRE DO PALÁCIO PONCHE VERDE É REINAUGURADO

Tombado pelo Patrimônio Histórico, o salão nobre da sede do governo de Dom Pedrito passou por restauração após ser atingida por incêndio em 2020

Um marco na história de Dom Pedrito. Foi reinaugurado nesta segunda-feira (18), o Salão Nobre do Palácio Ponche Verde, sede da prefeitura do município. O local havia sido atingido por um incêndio em julho de 2020 e estava interditado desde então.
Orçada em R$ 400 mil reais, a obra teve o projeto elaborado pelo corpo técnico da secretaria de Planejamento — e faz parte das 11 entregas previstas para os últimos meses da atual gestão. Tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, o espaço passou por um processo minucioso de restauração e recuperação, com necessidade de mão de obra especializada e que envolveu também a obtenção de autorização junto ao Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul).
 
Para o prefeito Mário Augusto, a entrega do Salão Nobre é um motivo de orgulho e resiliência. “Este lugar guarda memórias que nem o tempo permite esquecer e nem o fogo consegue apagar. Conserva a presença de homens que construíram a história e lutaram pelo futuro do povo pedritense. Com muito orgulho, entregamos o Salão Nobre do Palácio Ponche Verde restaurado. Um espaço de encontros, decisões e celebrações que, agora, se ergue ainda mais forte, como símbolo da nossa resiliência e união. Que este espaço continue a acolher momentos e inspirar gerações.”
 
O INCÊNDIO
Em julho de 2020, um princípio de incêndio atingiu o Palácio Ponche Verde — iniciando em uma das salas da Secretaria de Planejamento, no térreo, e rapidamente se espalhando e atingindo o Salão Nobre, um dos principais ambientes do edifício, que teve o piso e a laje de sustentação afetados. Na época, não houve feridos e os documentos conseguiram ser resgatados. Após o ocorrido, os espaços atingidos pelo fogo foram interditados, até a conclusão da obra de restauração.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé