A Feira, que acontece entre os dias 6 e 11 de maio, terá como tema “Inclusão: Um Livro Aberto para Todos” e celebrará a diversidade, o acolhimento e o poder transformador da leitura.
O patrono da 18ª edição da Feira do Livro de Dom Pedrito foi anunciado nesta terça-feira (29), no Salão Nobre do Palácio Ponche Verde. A Feira, que acontece entre os dias 6 e 11 de maio, terá como tema “Inclusão: Um Livro Aberto para Todos” e celebrará a diversidade, o acolhimento e o poder transformador da leitura.
O PATRONO
Autista, jovem, leitor e escritor. É dessa forma que se apresenta Guilherme Pires Gusmão, escolhido patrono desta edição da Feira do Livro. Aos 21 anos, o pedritense carrega uma trajetória marcada pela sensibilidade e pela força da palavra — e representa, com autenticidade, o espírito da inclusão, tema central do evento.
Nascido em 6 de maio de 2003, Guilherme encontrou nos livros um refúgio e, na escrita, um instrumento de expressão — percebendo que a literatura não apenas ampliava o seu universo, mas também lhe dava voz. Em 2021, lançou sua primeira obra, “A Torre Solar”, repleta de simbolismos, sentimentos e da honestidade de quem entende que ser diferente é também uma forma de ensinar e iluminar.
“Acredito que a leitura é essencial para desenvolver mais a sabedoria e a compreensão das coisas, principalmente se você se sente diferente comparado aos outros. Esse é o motivo de eu escrever esse livro”, compartilha, entusiasmado com o papel de patrono do evento. “Espero que esta Feira do Livro seja tranquila e cheia de cultura. É isso que eu desejo.”
Para o prefeito de Dom Pedrito, Guiga, em um mundo que muitas vezes não sabe escutar as diferenças, Guilherme se destaca como símbolo de representatividade e coragem. “Ao homenageá-lo, a Feira do Livro também homenageia todas as formas de existir, de sentir e de viver. Guilherme nos convida a abrir não só os livros, mas também o coração. E nos mostra que a inclusão se faz com presença, escuta e acolhimento”, reforça.
O PATRONO ESPIRITUAL:
O evento também reverencia a memória do Dr. Ciro Azauri Jardim de Quadros, que será o patrono espiritual da Feira do Livro no ciclo 2025–2029. Intelectual, advogado e figura marcante em Dom Pedrito. Ciro deixou um legado de ética, sabedoria e compromisso com a democracia.
“O Dr. Ciro construiu uma trajetória pautada pela ética, pelo saber e pela defesa das liberdades democráticas. Um homem de fala calma, mas ideias contundentes, foi referência para gerações de estudantes, colegas e líderes. Agora, como patrono espiritual da Feira do Livro, permanecerá por meio do legado que deixou: o amor pelo conhecimento, pela cultura e por Dom Pedrito”, reforça Guiga.
Da união com Maria Lucia, pai de Izabella, Luciana e Ângela, e avô orgulhoso de Catarina, Mariana e João Francisco, Ciro atuou como advogado e escritor. Foi também integrante da Sesmaria Cultural e patrono da 3ª Feira do Livro.