A temática deste ano, “Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica”, reforça a necessidade urgente de ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável.
Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, Dom Pedrito foi palco de um evento de grande importância para a nossa comunidade: a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, realizado no Instituto Artístico Carlos Gomes, reuniu cidadãos, especialistas e líderes comunitários para discutir um dos maiores desafios da atualidade: a emergência climática e a transformação ecológica.
A temática deste ano, “Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica”, reforça a necessidade urgente de ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável. Durante a conferência, os participantes puderam se aprofundar em questões como mitigação e adaptação, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
A programação do evento foi rica e dinâmica, começando com o credenciamento, seguido pela abertura oficial e apresentação da programação. Os palestrantes convidados foram, Mariana Rochenback de Ávila, professora e docente da UNIPAMPA, e Gerson Rodrigues Ferreira, presidente do comitê da bacia hidrográfica do Rio Santa Maria. Ambos trouxeram importantes contribuições para as discussões sobre a importância da gestão sustentável dos recursos naturais e o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente.
Um momento de destaque foi a dinâmica sobre o tema e os cinco eixos que guiaram as discussões: mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica, e governança e educação ambiental.
Este evento marcou um passo importante no compromisso de Dom Pedrito com a sustentabilidade e com as melhores escolhas para o cuidado com o meio ambiente, bem como, com seus fatores influentes.