Temperaturas altas aliadas as chuvas periódicas que têm sido registradas, são gatilhos para a alta circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, os cuidados com a eliminação dos criadouros não pod
Temperaturas altas aliadas as chuvas periódicas que têm sido registradas, são gatilhos para a alta circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Por isso, os cuidados com a eliminação dos criadouros não podem parar.
O mosquito tem hábitos diurnos e, por isso, uma das medidas protetivas eficazes, além dos cuidados com a eliminação dos focos é a utilização de repelente logo pela manhã.
Caso a pessoa seja picada pelo mosquito Aedes e apresentar sintomas como: febre baixa, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, mal-estar, dor e inchaço nas articulações e machas vermelhas que surgem no rosto e se espalham pelo corpo, gerando muita coceira, deve comunicar a Vigilância Epidemiológica para que a equipe realize coleta e encaminhe para análise de uma possível contaminação por dengue, zika ou chikungunya.
O mosquito circulante não quer dizer que ele esteja contaminado, é necessário que Aedes pique alguém infectado para que ele passe a transmitir a doença para outras pessoas. Dom Pedrito está na condição de infestado assim como tantas outras cidades no Rio Grande do Sul.
É importante ressaltar que as últimas amostras coletadas e enviadas para o LACEN/RS de casos suspeitos, vieram negativas para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. No momento duas amostras ainda aguardam resultado.
Está tramitando na Câmara de Vereadores uma contratação emergencial para quatro agentes de endemia, que reforçarão o trabalho de conscientização da população, controle e combate aos focos.
Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que toda a população esteja empenhada no processo. Se cada um cuidar dos seus espaços, eliminando possíveis focos, o mosquito deixa de circular.
São cuidados importantes: varrer os quintais periodicamente; verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas; escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais; manter calhas sempre limpas; colocar areia nos pratinhos de planta e manter garrafas vazias de cabeça para baixo.