O Centro de Triagem de Resíduos, inaugurado pela Prefeitura de Dom Pedrito, no dia 23 de junho, e disponibilizada aos recicladores cadastrados, enviou sua primeira carga.
O Centro de Triagem de Resíduos, inaugurado pela Prefeitura de Dom Pedrito, no dia 23 de junho, e disponibilizada aos recicladores cadastrados, enviou sua primeira carga.
De acordo o diretor do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), Bruno Menegon, setor vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, a carga foi enviada para uma empresa de Caxias do Sul com 62m³ de recicláveis - papelão e plástico. Agora, o dinheiro da venda desse material será dividido entre os 12 catadores que utilizam a estrutura. “A parceria com empresa de maior capacidade de recebimento de resíduos garante estabilidade quanto à venda, envio ao destino final e valor pago pelo material triado e prensado”, pontua Menegon.
A criação do Centro de Triagem de Resíduos é mais que uma conquista da gestão, pois é um avanço na área da conscientização ambiental de toda a comunidade que se torna parceira, quando encaminha ou separa seu lixo reciclável, para que os catadores façam a coleta. “Nos traz muita alegria e satisfação ver essas pessoas gerando renda e se desenvolvendo. Essa primeira carga simboliza os resultados que podemos ter com a central de resíduos e a importância do trabalho dos catadores no município”, revela Luciane Moura, secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente.
José Hamilton Oliveira Severo, 50 anos, é um dos recicladores do Centro de Triagem, pedritense, que há 30 anos trabalha na coleta. Casado com uma recicladora, eles sustentam a família exclusivamente com essa atividade. “Agora melhorou muito. Antes eu precisava vinte dias para juntar mais ou menos 1.000 kg de material, o que me rendia uns R$ 700,00. Agora acho que vai dar pelo menos um salário mínimo para cada um, porque vendemos direto, sem atravessador”, revelou o catador, que projeta um futuro mais justo e próspero.
CAPACITAÇÃO
Desde a inauguração, foram realizadas diversas ações e capacitações para auxiliar as famílias envolvidas, sempre com o objetivo de levar dignidade e segurança aos recicladores, indivíduos que desempenham um papel fundamental na sociedade.
A assistente social Vivian Barros, relata que essa primeira carga é um marco importante para a consolidação da cooperativa de catadores e para a promoção da reciclagem. “Acreditamos que a concretização dessa venda servirá de exemplo e incentivo para que os catadores individuais se unam ao projeto, buscando mais qualidade de vida para suas famílias. É importante ressaltar que a venda da carga de recicláveis não é apenas importante para os catadores, mas também para a sociedade como um todo. Estamos ajudando a gerar emprego e renda, a proteger o meio ambiente e a construir um futuro mais sustentável”, destaca a servidora.
POTENCIAL DE COLETA
Segundo o diretor do DEMA, a média diária de geração de resíduos (“lixo”) na área urbana de Dom Pedrito é de 21 toneladas, sendo dessas 4,41 toneladas (21,11%) de matéria-prima com potencial de reciclagem, podendo se converter em valores aproximados de R$ 98 mil/mês”
.
Se você é um catador e tem interesse em se integrar a esse projeto, ligue para (53) 98112-2416.
Seja consciente. Separe seu lixo e facilite o trabalho dos recicladores.
A comunidade também pode levar seu material reciclável diretamente até o Centro de Triagem de Resíduos, localizado na rua Major Leopoldino Dutra Sobrinho, 357.