O cadastro é a principal ferramenta de planejamento e atuação do governo para o planejamento do turismo, além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para servir de referência para a consulta do mercado turístico do país.
A Prefeitura de Dom Pedrito através dos departamentos de Turismo e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, estão fazendo um chamado para que as empresas e profissionais do turismo façam o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur).
O cadastro é a principal ferramenta de planejamento e atuação do governo para o planejamento do turismo, além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para servir de referência para a consulta do mercado turístico do país.
Segundo o diretor de Turismo, Marcos Freire, ao se cadastrar as empresas e profissionais do turismo fornecem dados importantes, e essas informações são utilizadas pelo governo para traçar um panorama do setor, identificar demandas, planejar ações e desenvolver políticas específicas para impulsionar o turismo em cada município. “Pedimos aos empresários do setor turístico que realizem o Cadastur para fazer parte do banco de dados e da pesquisa, mostrando aos seus clientes sua existência e seriedade no que fazem”, reforça.
O cadastro tem como objetivo formalizar os prestadores de serviços turísticos e reunir informações sobre as empresas e profissionais que atuam nesse setor. O Cadastur também serve como uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro. Por meio do sistema, é possível acessar informações atualizadas sobre os prestadores de serviços turísticos registrados, como agências de viagens, meios de hospedagem, guias de turismo, bares, restaurantes, entre outros.
O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal e é direcionado para pessoas físicas e jurídicas, o que garante vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados, tais como: incentivo aos programas e projetos do Governo Federal, participação em programas de qualificação, acesso a financiamentos nos bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, visibilidade no site do Cadastur e cadastro municipal de turismo.
Para o Ministério do Turismo, aumentar o número de cadastrados é um sinal do potencial e do interesse do município em profissionalizar e regularizar o setor. A Sala do Empreendedor também está à disposição para quem tiver dúvidas e precisar de ajuda para realizar o cadastro, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na avenida Rio Branco, 926.
Para cadastro e mais informações, acesse: https://cadastur.turismo.gov.br
Assista o passo a passo para realizar o cadastro: https://youtu.be/jZUKqNPf6k4?si=Pr1jrOC35zk30Z8M