Na noite desta segunda-feira (18), o salão nobre do Palácio Ponche Verde recebeu seu primeiro evento após sua reinauguração, ocorrida pela manhã.
Na noite desta segunda-feira (18), o salão nobre do Palácio Ponche Verde recebeu seu primeiro evento após sua reinauguração, ocorrida pela manhã. A cerimônia de entrega do prêmio Ramón Torres, criado em 2021 pela Prefeitura de Dom Pedrito, através do departamento de Desenvolvimento Econômico e Secretaria da Fazenda, reuniu autoridades, empresários homenageados e familiares, familiares dos empresários que levam os nomes das medalhas e representantes da comunidade.
RAMÓN ANTÔNIO TORRES
Uruguaio, radicado em Dom Pedrito, em 1850 mandou edificar uma grande casa comercial, onde passa a vender arroz do Piemonte, licores e vinhos portugueses, espanhóis, franceses e italianos; enlatados europeus; queijos de Portugal e Holanda; ferragens, chitas, linhos, pratarias, entre outros.
Ramón Torres trazia quase tudo do Uruguai em carretas e alguns produtos de Pelotas. Sua casa assinala a maioridade do comércio pedritense, torna a aldeia (do passo) definitivamente útil aos estancieiros que deixam de abastecer-se em outras praças. Seu estabelecimento rodeado de árvores, transforma-se rapidamente no mais importante ponto de encontro da região, para conversar, beber, jogar e fazer negócios. Torres também hospedava gente famosa, o próprio General Osório.
Foi vice-cônsul do Uruguai, em Dom Pedrito e através do seu comércio sustentou a aldeia depois do desaparecimento de Ansuateguy, desenvolvendo assim o núcleo habitacional, ao consagrar-se como abastecedor das estâncias.
O prêmio Ramón Torres faz anualmente a entrega das medalhas como forma de honraria, entregues para cinco empresários locais de acordo com a temática anual e mais a premiação especial, que se destacou também em Inovação, dentro do quesito deste ano que foi Faturamento pelo Simples Nacional.
Foram premiadas as empresas:
- MERCADO DA ROSELE: Medalha Nazeazeno dos Santos Vargas;
– CASA DOS ROLAMENTOS: Medalha Bernardino de Vargas Royes – Bacará;
– RAIO X: Medalha Nestor Machado;
– PAPELARIA DO MOSQUITO: Medalha Flávio Alves Bueno;
– BANGUELA BEBIDAS: Medalha Luiz Mário Valejos Machado;
- RIZOSFERA INSUMOS BIOLÓGICOS: premiação especial Inovação – Pedro Ansuateguy.
De acordo com o prefeito Mário Augusto, essa é sempre uma premiação muito significativa e emocionante para a gestão. “Criamos essa premiação, pois sentíamos a necessidade de agradecer mais de perto aos empresários que literalmente fazem a máquina girar, criam empregos, trazem produtos de ponta para a nossa população, inovam no atendimento, nos horários. Enfim, nos enchem de orgulho. Obrigada por tanto”, agradeceu o chefe do Executivo