PONTE DE ACESSO À PRAIA DO CHIQUILIN É INAUGURADA

Publicado em: 04/06/2020 16:22 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Na manhã desta quinta-feira, dia 4, a Prefeitura de Dom Pedrito entregou a comunidade, a ponte que dá acesso à praia do Chiquilin, obra de engenharia executada pela empresa Ecopontes Sistemas Estruturais Sustentáveis Ltda.

A ponte que já estava concluída, não tinha sido liberada para o trânsito em razão da necessidade da "cura" do concreto, (tempo sem uso que aumenta a resistência do concreto em cerca de 30%).

Vale salientar, que a ponte estava obstruída desde o dia 9 de janeiro de 2019, quando Dom Pedrito foi atingido por uma enxurrada, levando o município a decretar Situação de Emergência.

Sem recursos disponíveis para a construção de uma nova ponte, a Prefeitura de Dom Pedrito recorreu a uma linha de crédito junto à Caixa Econômica Federal (Finisa), no valor de R$ 399.565,00, com projeto desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente.

A construção que tem garantia de 50 anos, tem estrutura resistente em aço e concreto, com 9m de largura e 10m de comprimento, guarda e passarela para pedestres e ciclistas, com estrutura capaz de suportar fluxo intenso e as intempéries.

A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, viabilizou o acesso à ponte para o trânsito em geral.

O historiador e museólogo Adilson Nunes de Oliveira, durante a cerimônia, fez um relato a respeito do túmulo de Benedito Pacheco, cabo do 6º Regimento de Infantaria do Exército, que inconformado com a rendição da cidade foi morto no local em 1893. Hoje, por graças a ele atribuídas, é considerado Santo do Povo.

Em razão dessa devoção popular, o Departamento de Cultura realizou uma revitalização do local e um projeto de Lei será encaminhado ao Legislativo para que a ponte leve o nome de Benedito Pacheco.