MEL SERÁ INCLUÍDO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Publicado em: 28/05/2020 12:34 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Os alunos das escolas de educação infantil e ensino fundamental de Dom Pedrito, terão uma novidade na alimentação escolar no retorno das aulas, com a inclusão do mel de abelha no cardápio.

A indicação ao Executivo foi feita pelos vereadores Rosemeri dos Santos e Guiga, que foi prontamente acolhida.

Os detalhes da inclusão do mel foram acertados em reunião com o prefeito Mário Augusto, a procuradora jurídica, Ana Paula Rochinas, os secretários da Educação e Fazenda, respectivamente, Marco Antônio Rodrigues e Evanda Massirer, os vereadores Rosemeri e Guiga e a extensionista rural social da Emater, Tainara Brum.

Segundo Tainara, a incorporação do alimento será um grande estímulo para os produtores se regularizarem e terem a oportunidade de comercializar o produto para a Prefeitura e outros compradores formais.

“A inciativa é fundamental para fomentar a agroindústria do mel em Dom Pedrito”, destacou ela.

Conforme os vereadores, a sugestão surgiu através da notícia de que a cidade de São Gabriel incluiu o alimento recentemente em outro projeto, “entramos em contato para saber mais detalhes e resolvemos indicar para que fosse feito aqui também. Já estamos conversando sobre a possibilidade de incluir também outros produtos de fabricação local, como o charque e a linguiça”, destacaram os vereadores.

O mel será incluído nos cardápios pelas nutricionistas responsáveis pela alimentação dos alunos, de acordo com cada fase escolar.

Além de estimular a economia local o consumo despertará o interesse pelo produto, no qual Dom Pedrito é um dos maiores produtores do Estado.

A primeira compra de mel por parte da Prefeitura será de aproximadamente 200 kg e distribuído entre as escolas urbanas e rurais.

O mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante. Também é usado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade digestiva.