“VALORES QUE FICAM” - CONTRIBUINTE PODE ESCOLHER PARTE DA DESTINAÇÃO DO SEU IR

Publicado em: 09/12/2019 13:06 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Na última sexta-feira, dia 6, aconteceu no salão nobre da Prefeitura, a palestra sobre a campanha “Valores que Ficam”, que tem como objetivo informar a população do Rio Grande do Sul sobre como destinar até 3% do valor do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente (Funcriança) da cidade. É uma oportunidade de escolher onde parte do seu imposto será aplicado.

Pessoas físicas que entregam a Declaração do IR pelo Modelo Completo podem destinar até 3% sobre o Imposto Devido. Quem tiver IR a Restituir pode fazer a destinação, e esse valor será corrigido pela Taxa SELIC e acrescido ao IR a restituir. Quem tiver IR a Pagar também pode fazer a destinação, cujo valor será deduzido do Imposto a Pagar.

Esses recursos são destinados diretamente aos Fundos da Criança e do Adolescente, e os valores são repassados integralmente a entidades sociais cadastradas no município e com projetos assistenciais aprovados.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, existem três novas formas de arrecadar dinheiro para as entidades sociais do município. “A primeira é através da destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Criança ou do Idoso. A segunda através de emendas parlamentares dos deputados estaduais que no ano que vem estão colocando emendas para entidades. E a terceira é por meio dos editais do Governo do Estado que irão abrir, no qual as entidades assistenciais têm que colocar seus projetos”, destaca Lara, acrescentando que o desafio em conjunto com os clubes de serviços e entidades é criar a cultura da doação, mantendo os recursos aqui no Rio Grande do Sul.

Além do prefeito Mário Augusto, o evento contou com a presença do deputado estadual Gerson Burmann, vereadores, secretários e lideranças locais.

O tema foi apresentado pelo contador, José Valtair Bueno Dos Santos, presidente da Associação dos Contabilistas.