SEM FOCO HÁ SEIS MESES, DOM PEDRITO É EXEMPLO NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI

Publicado em: 29/11/2019 12:43 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Desde abril de 2019, considerando as Diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle de Aedes, Dom Pedrito passou à condição de infestado por Aedes aegypti, em virtude da detecção da presença do vetor (cinco larvas) em imóvel residencial e de 10 larvas positivas para o Aedes na armadilha 57.

Essa nova situação tornou necessária a adequação do município em termos de metodologia de trabalho e recursos humanos.

Com satisfação, depois de meses de muito trabalho e diversas adequações, a Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria de Saúde, informa à comunidade pedritense que há seis meses não são encontrados novos focos do Aedes aegypti no município. No entanto, são necessários mais seis meses sem registrar a incidência de novos focos para que Dom Pedrito saia da situação de infestado. A exigência para tirar o município da condição de infestado, é realizar um trabalho em 100% dos imóveis. Se nesse período, forem encontrados novos focos, o município permanece como infestado.

Desde o momento em que o município foi considerado infestado, várias providências foram tomadas no combate ao mosquito, como por exemplo, a contratação emergencial de quartro agentes de combate a endemias e a Lei nº 2.435, que cria o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti.

“Não estamos livres de novos focos, como também a qualquer momento podemos ter novos casos de dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Mas podemos concluir que a situação está sob controle, mas que exige de todos nós cuidados para não ter criadouros em imóveis públicos e privados”, destacou a secretária de Saúde, Lillian Camponogara.

Conforme ela, ainda, tem muito a ser feito, mas Dom Pedrito já teve um avanço considerável.

A equipe de trabalho agradece toda a população pelo apoio, “hoje nossas borracharias são exemplo para os demais municípios”.

É necessário lembrar que cada um deve fazer a sua parte, eliminando qualquer ponto de água parada todos os dias!