Conferência Municipal Saúde discute propostas para a organização do SUS

Publicado em: 15/04/2019 12:50 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Saúde está em pauta nesta segunda-feira, dia 15, em Dom Pedrito. Durante todo o dia, no Centro de Convivência da Família, a VII Conferência Municipal de Saúde, discute o tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A secretária de Saúde do Município, Lillian Camponogara, fez uma breve apresentação sobre os avanços da saúde, como a colocação dos exames em dia, a renovação da frota, turno integral na farmácia do SUS e a parceria dos médicos e profissionais da rede que trabalham da melhor forma para atender a saúde, que sofre com um congelamento de 20 anos nos repasses do SUS.

Conforme o prefeito Mário Augusto, este é um espaço do poder público mais ouvir do que falar, “por isso, peço que nos ajudem a construir as nossas demandas”, enfatizou.

“Temos que cuidar do SUS para que o SUS cuide nós”, com essa frase, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Cordeiro, deu início aos trabalhos.

Os profissionais da área e membros da sociedade civil organizada estão participando do evento que é de grande importância para o planejamento e desenvolvimento do setor. O objetivo é propor diretrizes para formulação das políticas públicas, nas esferas municipal, estadual e federal.

As propostas elencadas e apreciadas hoje pelos conferencistas irão para a conferência estadual, através dos delegados eleitos durante o evento.

O papel da conferência é dar voz à população, na formulação das políticas públicas de saúde, por isso a importância da participação popular no evento.