SECRETARIA DE AGRICULTURA, IRRIGAÇÃO E PECUÁRIA: um ano de desenvolvimento rural e urbano

SECRETARIA DE AGRICULTURA, IRRIGAÇÃO E PECUÁRIA: um ano de desenvolvimento rural e urbano


Publicado em: 01/02/2018 11:50 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação e Relações Públicas

Whatsapp

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA, IRRIGAÇÃO E PECUÁRIA:

UM ANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL E URBANO

 

Em 12 meses de governo, o papel principal do executivo é promover ações que beneficiam a população de Dom Pedrito. Nossa cidade possui uma extensa área rural, assim como, uma grande demanda na cidade.

Preocupados em realizar estas demandas com qualidade, criamos a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, um órgão público da nossa atual administração, coordenada pelo Secretário Antonio Carlos Vicente e Silva (Perico), e pela Adjunta Marinice Coradini, com uma equipe de 40 funcionários .

 

Divididos entre o Departamento de Paisagismo e Abastecimento Alimentar, Departamento de Inspeção Sanitária, Setor de Coordenação do Horto Florestal, Setor de controle e Recolhimento de Animais e Setor de Serviços Rurais.

Além da gestão das equipes da Ansus, Martset, Patrulha Agrícola e Feira Livre a Secretaria de Agricultura tem como função coordenar a política agrícola do município, prestando assistência e apoio a produtores rurais ; coordenar, fomentar e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios; apoiar, planejar, coordenar e executar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais, Agricultura Familiar.

 

Durante um ano prestou serviços de preparo do solo e plantio, roçadeira, silagem, retroescavadeira e caçamba. Estes serviços totalizaram o auxílio a 292 produtores do município,com um total de 449,2 hectares.

Produziu o preparo do solo e plantio em regiões como Upacaray, Serrinha, Leões e Baixo Fundo, Vacaiqua, Campo Seco, Passo do Amor entre outros, totalizando a colaboração a 111 produtores, com 236,7 hectares percorridos.

 

Segundo o Secretário Perico, muitas ações merecem destaque no ano de 2017, em especial o esforço da equipe em preencher diferentes espaços da cidade “ O sucesso da Consulta Popular, um projeto aprovado para 2018, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo que trata sobre o apoio a cadeia alimentar produtiva de leite e da pecuária de corte ovinocultura e agroindústria. A população participou e votou beneficiando nossa cidade. Um grande passo para melhorar a pecuária no município”, explicou o secretário.

 

Destacou também a participação na 84ª Feira de Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, Farm Show, que disponibilizou oito estandes para o galpão da agricultura familiar. “Um espaço que nos trouxe muito orgulho, ver nossos pequenos produtores integrados no comércio de seus produtos e apresentando o melhor na qualidade dos alimentos”, destacou.

O abatedouro do Frigorífico de Dom Pedrito também faz parte da secretaria de agricultura, e teve um total de 1574 bovinos e 1220 ovinos, totalizando 2.794 no ano de 2017.

 

Outro processo de execução da pasta administrativa é a Martinset Roçadas e Limpeza. Durante o ano passado foram mais de 11 pracinhas reorganizadas, realizou a limpeza e pintura de 1.142 quadras do município.

 

Destacamos a importância da equipe da Secretaria de agricultura em desenvolver as ações em beneficio da comunidade. Profissionais competentes que atuam pela zona rural e urbana do município.