Semana Nacional do Arquivo encerra amanhã

Publicado em: 08/06/2018 10:32 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

O arquivo público municipal, é peça-chave para a melhoria da boa governança e para o atendimento das demandas relacionadas à cidadania, como, por exemplo, informações sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, bem como informações sobre saúde, educação, meio ambiente, raízes históricas, festas e costumes regionais. É um órgão indispensável para o planejamento, controle, transparência, eficácia e efetividade da administração municipal, assegurando o cumprimento da Constituição Federal de 1988.

O município que não tem um arquivo público está descumprindo a Constituição Federal de 1988. A inexistência de um programa de gestão de documentos e informações de forma integrada tem como consequência grave a perda, o extravio ou a destruição indiscriminada do patrimônio documental público, podendo acarretar danos irreparáveis à administração pública, ao direito dos cidadãos de acesso aos documentos públicos e às informações neles contidas, ao direito à história e à memória cultural.

A Prefeitura de Dom Pedrito parabeniza os servidores que fazem este importante serviço.