Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social promove ação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Con

Publicado em: 21/05/2018 12:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Na última sexta-feira (18) a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social realizou o Dia de Mobilização “Faça Bonito”, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e
à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O encontro aconteceu no Centro de Convivência da Família e contou com a presença de professores, assistentes sociais e entidades da segurança pública.
Instituído pela Lei 9.970/00, a proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Durante o encontro, a Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizaram uma palestra com a psicóloga Tatiane Capellari e as assistentes sociais, Ana Reis e Vivian Barros, sobre a importância e o significado do dia de conscientização, com dados oficiais de Dom Pedrito a respeito das ações do CREAS.

Os inspetores da Polícia Civil da cidade de Sant’Ana do Livramento, Carla Indiara Silveira Hertzog e Flora Regina Machado Fossio, relataram aos participantes, a rotina e os principais casos de violência contra crianças e adolescentes.

VAMOS FAZER BONITO JUNTOS?
É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Porque no dia 18 de maio?

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS?

É uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
No município de Dom Pedrito, há uma unidade CREAS, composta por duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma orientadora social.

Dentre as demandas mais atendidas no serviço estão negligência, abuso sexual infantil, abandono da pessoa idosa, violência doméstica, e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Durante o ano 2017, até o início de dezembro do referido ano, cerca de 108 famílias foram acompanhadas pelo serviço.
O acompanhamento realizado é chamado PSICOSSOCIAL, onde são realizadas visitas domiciliares, atendimentos familiares/individuais e/ou grupos, orientação, encaminhamentos, articulação com a rede.

Fique de olho no comportamento das Crianças e adolescentes: Em alguns casos, pode ser abuso -

Introspecção, desânimo, tristeza, apatia, agressividade. Estes podem ser alguns indicadores de que uma criança não está bem, e é sempre importante investigar. Tudo isso pode indicar, por exemplo, que ela sofreu algum tipo de abuso – físico, sexual, psicológico, seja lá qual for.

Participaram do evento Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geancarlo Loreto Laus, Coordendor do Conselho Tutelar, Rodrigo Batista, Inspetor da Polícia Civil, Lauro Telles, Representando a 2ª Vara da Infância e Juventude de Dom Pedrito, Gabrielli Spati, Capitão do 4º Esquadrão de Polícia Montada de Dom Pedrito, Patrique Rolim Marques, Comandante do Corpo de Bombeiros de Dom Pedrito, Aldemo da Costa Pereira, Primeira Dama do município, Carmem Lélia de Freire Gonçalves, representando o Gabinete do Prefeito, Wanessa Montiel.

DENUNCIE:
Disque denúncia nacional 100