Compave realiza reunião no Salão de Atos da SMEC

Publicado em: 23/03/2018 13:00

O ambiente escolar é um lugar de aprendizado, diversão e acolhimento. Mas algumas vezes, isso pode se tornar um desconforto para os jovens alunos. As dificuldades encontradas dentro das escolas podem afetar na formação e educação das crianças e adolescentes.

A Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Compave) é um grupo formado por órgãos competentes e escolas do município e tem como objetivo combater a violência física e verbal dentro do núcleo escolar.

A comissão é formada por representantes da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Núcleo de Trânsito, COMDICA, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além da participação das escolas Tude de Godoy, Duque de Caxias, Alexandre Vieira, Alcides Maia, Argeni de Oliveira Jardim, Bernardino Tatu, Herodiano Arrué e Alda Seabra.

Esse grupo foi criado a partir da lei número 1.719 de 25 de maio de 2011 e tem como objetivos principais a proteção do patrimônio público, o combate às drogas, prevenção de incêndios e primeiros socorros, prevenção de acidentes de trânsito, prevenção da violência escolar e pacificação restaurativa.

Na manhã desta sexta-feira (23), o Salão de Atos da Secretaria de Educação e Cultura recebeu a reunião do Compave que contou com a presença do prefeito, Mário Augusto, a secretária de Educação e Cultura, Melize Quadros Xavier, a secretária adjunta de Educação e Cultura, Cristina Souza, o diretor do Núcleo de Trânsito, Flávio Augusto Cunha, as representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Fausta Reis e Débora Maia, representantes da Secretaria de Saúde, Alexandre Silveira e Rubiane Piveta Machado, Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, representado pela Vereadora Rosemeri Martins dos Santos, a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Carolina Fontoura, representante do COMDICA, Jean Carlo Loreto Laus, representante do Conselho Tutelar, Edelcides Xavier Oliveira, representante da Brigada Militar, Wilson Pereira, representante da Polícia Rodoviária Federal, Paulo César Rodrigues Quines, e representante do Corpo de Bombeiros, Agnaldo Chagas.

O encontro contou com a participação de representantes das oito escolas que fazem parte desta comissão e suas reuniões acontecem mensalmente. A próxima reunião acontecerá no mês de abril.