MEDIDAS PREVENTIVAS NO SISTEMA PRISIONAL

Publicado em: 06/04/2020 09:54 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Neste sábado, dia 4, o prefeito Mário Augusto e o secretário geral de Governo, Daniel Soares, estiveram no presídio estadual de Dom Pedrito reunidos com policiais da Força de Cooperação Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional, que é composto por policiais Penais de todos os Estados do país, sob a coordenação do DEPEN, em missão no Rio Grande do Sul.

O coordenador institucional da Força de Cooperação, Policial Penal Federal, Claudevan Costa e seu adjunto na missão, Luiz Celuppi, relatam que a ação se desenvolve por solicitação do Governador do Estado, Eduardo Leite. "Anterior, houve uma articulação política com o Ministério da Justiça para que essa força pudesse atuar na região, no sentido de levar medidas preventivas ao sistema carcerário", enfatizou o coordenador.

Essa Força de Cooperação, ligada ao Departamento Penitenciário Nacional, atua sempre em situações de emergência, e situações de crise nos sistemas penitenciários de qualquer estado do Brasil. Ela foi criada para auxiliar os outros entes da federação em momentos de dificuldade, especificamente no sistema prisional.

Em Dom Pedrito, os policiais vieram em visita de reconhecimento e auxiliar os demais servidores da Susepe, na prevenção da Covid-19.

"Nesse momento de instabilidade social, por conta da pandemia, as pessoas presas e os próprios presídios requerem especial atenção e segurança. Atuamos através da orientação, prevenção e diagnóstico de possíveis fatores de contaminação, fazendo a orientação dos servidores dos presídios que estamos visitando", enfatizou.

Além disso, os policiais também atuam na segurança dos estabelecimentos prisionais, "estamos prontos para intervir e restabelecer a ordem em casos de motins ou desordem que ameace a integridade dos próprios presos ou a segurança da sociedade".

O prefeito Mário Augusto destaca a importância dessa ação preventiva, visto que na região tivemos motim nos últimos e a notícia de um presidiário contaminado pela Covid-19. "Nos dá muita confiança saber que o Estado está intervindo de maneira preventiva", finalizou o prefeito.