MERECEM O NOSSO APLAUSO E GRATIDÃO

Publicado em: 27/03/2020 13:09 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

A pandemia mundial de Coronavírus está trazendo muitos desafios e novas situações a todos nós.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão em falta em todo o Brasil, especialmente, para uso dos profissionais de saúde. A máscara, EPI indispensável para uso dos profissionais na linha de frente e para os sintomáticos, também sumiram das prateleiras das farmácias.

Em Dom Pedrito, voluntárias que também podem ser chamadas de anjos, estão confeccionando máscaras de suas casas, seguindo todas as regras de higiene, com a utilização dos materiais recomendados.

Ao todo, já foram entregues em torno de 1.000 máscaras para as equipes de saúde e também aventais que estão sendo fabricados em menor escala.

O trabalho voluntário em Dom Pedrito teve início na última sexta-feira, dia 20, e, para a surpresa de todos, no dia 26 de março de 2020, foi publicada a Resolução – RDC N° 356, que dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2.

Na Resolução, consta que o fabricante deve confeccionar as máscaras e aventais em material Tecido-Não-Tecido (TNT).

As máscaras devem possuir, no mínimo, uma camada interna e uma camada externa, de forma a atender aos requisitos estabelecidos nas normas técnicas.

Cabe salientar, que as máscaras produzidas aqui estão sendo feitas com quatro camadas de TNT, ou seja, duas a mais do que a recomendação, e seguindo as demais normas estabelecidas.

Recebam nossa admiração e, por enquanto, um afetuoso abraço virtual.

Muito Obrigada!