CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS SUPERA EXPECTATIVAS E SUGERE SEGUNDA TURMA

Publicado em: 27/01/2020 11:45 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

A população brasileira está com um número cada vez maior de idosos. Alguns com boa saúde, o que lhes confere certa autonomia e independência, já outros com maior fragilidade e, nesse caso, dependentes da ajuda de terceiros para o exercício de suas atividades diárias.

Daí surge, o importante papel do “Cuidador de Idosos”, profissão regulamentada a poucos anos.
Define-se os cuidadores de idosos como aquelas pessoas que cuidam de outras, de idade avançada e que possuem certa dependência para a execução de algumas tarefas corriqueiras. Os cuidadores de idosos devem desenvolver ações que promovam a melhoria de sua qualidade de vida dos idosos em relação a si, à família e à sociedade. Suas ações devem ser pautadas pela solidariedade, compaixão, paciência e equilíbrio emocional.

Em razão disso, a Prefeitura de Dom Pedrito através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está proporcionando gratuitamento o curso profissionalizante de Cuidador de Idoso, com carga horária de 72 horas, teoria e prática, com um conteúdo programático bastante amplo.

De acordo com o instrutor do Senac há seis anos, enfermeiro Luiz Fernando Ramos, essa turma é muito diferente da maioria que ele tem trabalhado. “A maior parte dos que estão aqui, já trabalha ou trabalhou como cuidador, então já tem uma vivência do dia a dia, então o retorno e a participação está muito positivo”, enfatizou.

Para Mari Jani Rodrigues, que trabalha há seis anos como cuidadora e já está no terceiro curso, “essa qualificação é diferente das outras duas que fez. É mais completa e moderna, com práticas e técnicas que eu ainda não conhecia. Mesmo estando empregada acho muito importante continuarmos nos atualizando, esta é uma ótima oportunidade, pois esse curso particular é bem caro”.

Danúbio Barcelos, que trabalhava até então em engenho de arroz, está procurando na profissão uma nova fonte de renda. Conforme ele, está buscando profissionalização para abrir novas possibilidades de emprego. “Para mim o curso está sendo muito importante, eu não tinha noção de tudo o que faz um cuidador e o quanto é importante estar qualificado”, destacou Barcelos.

Adriana Ferreira, que também já trabalha como cuidadora relata que exercer essa profissão é muito mais do que acompanhar, é dar carinho, cuidado e segurança. Por isso, tem que gostar.

Há oito anos cuidando de um idoso que faleceu recentemente, Rosângela Santos, lembra da importância do idoso se sentir acolhido e seguro por quem é cuidado. “No curso estamos aprendendo até a reconhecer sintomas de glicose baixa e AVC, isso é extremamente importante quando se está acompanhando um idoso”, ressaltou Rosângela.

Nova oportunidade
Conforme a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, esse é mais um curso oferecido de forma gratuita para a comunidade. “Já tivemos na área da beleza, vestuário, culinária e outros, mas esse a procura foi além das expectativas. É um mercado que está crescendo muito e necessita além de vocação, qualificação. Por isso estamos com a intenção de repetir em breve a mesma capacitação para novos interessados”, explicou.

Quem tiver interesse já pode procurar a STDS, na rua Duque de Caxias, 1401 ou pelo fone 3243-4090.