ATINGIDOS PELO VENDAVAL ESTÃO RECEBENDO OS AUXÍLIOS PARA RECOMPOSIÇÃO DAS SUAS CASAS

Publicado em: 20/12/2019 13:44 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

No início da manhã do dia 29 de outubro, nos deparamos com uma situação crítica em Dom Pedrito provocada por um vendaval onde os ventos atingiram uma velocidade de até 145km/h em alguns locais na cidade e no interior do município.

Imediatamente, a Prefeitura de Dom Pedrito decretou Situação de Emergência e, o prefeito Mário Augusto, que acompanhou de perto o cenário de destruição que atingiu todos os bairros da cidade iniciou em suas redes sociais e na imprensa, uma campanha denominada “Dom Pedrito vai se reerguer”, numa rede de solidariedade que rompeu os limites do Município.

Conforme a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evanda Massirer, além das doações em dinheiro, clubes de serviço e pessoas da comunidade fizeram doações em material de limpeza, alimentos e material de construção. “Em forma de urgência atendemos quem mais precisava naquele momento, com kits de higiene e limpeza, alimentos e roupas que foram disponibilizados pela Casa do Agasalho”, enfatizou a secretária.

Todas as pessoas atingidas pelo vendaval e, posteriormente, pela enchente, foram recebidas nos CRAS São Gregório e Getúlio Vargas e na sede da STDS para cadastro, equipes se revesaram em plantão para o atendimento.

Com a homologação do Estado do Decreto de Emergência, a Prefeitura de Dom Pedrito recebeu da Defesa Civil do Estado 700 telhas, sendo 200 unidades de 6mm e 500 de 4mm.

Os pedidos somaram 911 telhas, além de madeiramento para telhado, parafusos de brasilit, pregos, tijolos, cimento, ferro para construção, areia, janelas, cal e arames.

“As famílias que não receberam as doações via Defesa Civil do Estado serão atendidas pela Prefeitura através das doações que recebemos em dinheiro e diretamente em materiais. Faltaram 211 telhas e o resto dos materiais descritos acima”, destacam os membros da Defesa Civil local, que nesta semana estão realizando as entregas.

Ao todo, serão atendidas 116 famílias com doações em materiais de construção. Sem contabilizar todas aquelas pessoas que receberam emergencialmente cestas básicas, roupas, lonas e kits de limpeza.

Conforme o prefeito Mário Augusto, poder realizar a entrega desses materiais antes do final do ano é muito gratificante, “montamos uma verdadeira força-tarefa para conseguir fazer os laudos e atender a todos em tempo hábil. Contamos com a ajuda dos funcionários que trabalharam durante dias, muito além da sua carga horária e dos voluntários que nos ajudaram nas campanhas de arrecadação e no atendimento às famílias atingidas”, enfatizou ele.

O prefeito finaliza dizendo que a palavra que define esse momento é “gratidão”, uma vez que sem a ajuda de todos que doaram e se doaram não seria possível estarmos realizando essas entregas. “Depois de dias extremamente difíceis conseguimos nos reerguer”, concluiu Mário Augusto.