O HORTO FLORESTAL É NOSSO!

Publicado em: 23/07/2019 11:56 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Comunidade pode se beneficiar com mudas de hortaliças, árvores e, em breve de flores.

Em funcionamento há 52 anos, o Horto Florestal que faz parte da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação teve diversas melhorias realizadas recentemente, entre elas, o cercamento com substituição de portões, com toda madeira reaproveitada. Em breve, a entrada do local será reflorestada com mudas que já estão em produção.

Conforme o coordenador do Horto Florestal, Luciano Martins, além dele, trabalham outros três servidores que fazem toda a manutenção do local, limpeza, podas, preparo da terra, semeaduras, distribuição das hortaliças e atendimento à comunidade. “Atualmente cerca de 10 locais de acolhimento na cidade são beneficiados com a doação de hortaliças por parte da Prefeitura. Estamos entregando semanalmente em sistema de rodízio hortaliças da temporada, como alface, couve e mostarda, uma caixa de cada”, enfatizou o coordenador.

Além das hortaliças referidas acima, já estão sendo semeadas beterraba, pimentão, couve-flor, repolho, brócolis, rúcula e rabanete, para futuramente beneficiar essas instituições.

Novidade
Numa sugestão do prefeito Mário Augusto, numa das estufas que receberam melhorias estão sendo semeadas flores para cultivo em jardim. A ideia é que todos que tenham interesse em ornamentar os canteiros em frente às suas casas tenham na Prefeitura, através do Horto Florestal, um parceiro que distribuirá as mudas de flores sem custos à comunidade, como já acontece com as mudas de hortaliças.

Conforme Luciano, a distribuição de mudas de hortaliças é contínua, pois os canteiros são semeados em rodízio, para nunca desabastecer as pessoas que vem até o Horto buscar as mudinhas.

Além disso, os servidores do Horto Florestal também recebem visitas de escolas onde é mostrada toda a estrutura e se é época de frutas são disponibilizadas aos visitantes as da estação como: goiaba, ameixa, laranja, bergamota e limão.

Debaixo do sombrite está o viveiro de árvores que também são distribuídas mudas à comunidade no local ou nos eventos que tem a participação da Secretaria da Agricultura.

As temperaturas extremamente baixas judiaram bastante dos canteiros da farmácia viva (chás), mas em breve já estarão recuperados. Numa área que já está com a terra preparada serão cultivados em breve abóbora e milho, para posteriormente, também serem divididas entre as instituições beneficiadas.

O Horto Florestal é nosso!

Visite o local que funciona na rua Raul Pilla, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.