CEMITÉRIO MUNICIPAL TEM RECEBIDO DIVERSAS MELHORIAS

Publicado em: 12/06/2019 13:34 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quem frequenta o cemitério municipal há bastante tempo, pode notar as diversas melhorias que vem sendo realizadas no local nos últimos dois anos.

A administração municipal contando com a parceria da senhora Carmem Isolda Severo Espinosa já construiu diversas calçadas nos corredores de acesso às sepulturas. A Prefeitura entra com a mão de obra e a voluntária paga os materiais de construção como: cimento, areia, cal e brita.

As melhorias no local não param por aí, além da construção das calçadas foi feita pintura no muro e nos portões de ferro. Oito funcionários trabalham nas melhorias e manutenção do cemitério e da capela, locais que requerem diariamente varrição, limpeza e reparos em geral.

De acordo com o funcionário público, Rodrigo Calçada Postiglioni, que exerce a função de coveiro há quatro anos, os EPIs estão disponíveis para todos os servidores, “temos máscaras, luvas de diferentes tipos, macacão, botina e capa de chuva para nossa proteção”.

Entre as aquisições, o administrador Ever Giovani Lima da Rosa, destaca a compra de duas roçadeiras novas, pois o corte de grama é frequente e, na capela, a instalação de dois novos condicionadores de ar, a manutenção das cadeiras e a implantação da informatização, que facilita a organização e a busca rápida de documentos.

Manutenção
Assim como acontece com imóveis e terrenos da cidade, é necessária a manutenção dentro do cemitério por parte dos proprietários de terrenos e túmulos, pois a Prefeitura é responsável pelos espaços de uso comum.

Exumação e reserva de catacumbas
P
assados quatro anos do falecimento é necessário realizar a exumação para liberação de espaço. “Realizada a exumação, a família adquire uma carneira, que é perpétua e comporta os restos mortais de até seis pessoas. Essa aquisição deve ser solicitada no setor de IPTU com taxa paga nos bancos ou casas lotéricas”, enfatizou o administrador.

Em um novo espaço também estão sendo construídas catacumbas, “em razão do inverno estar chegando e os dias chuvosos dificultarem o trabalho e a secagem, estamos nos precavendo e já estamos com uma reserva de aproximadamente 50 catacumbas”, destacou.

Outra inovação é a construção de reserva de catacumbas com tamanhos especiais, especialmente para pessoas obesas, facilitando assim os trâmites fúnebres neste momento doloroso que todos nós passamos ou passaremos um dia com a morte de um ente querido.