ESTABELECIMENTOS LOCAIS DEVEM SE ADEQUAR PARA ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

Publicado em: 22/03/2019 09:56 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, sancionou a Lei nº 2.413, de autoria do vereador Jonathan Duarte, que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados no município de Dom Pedrito às pessoas com Transtorno Espectro Autistas (TEA) e dá outras providências.

Os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar placas de atendimento prioritário com o símbolo mundial de conscientização do TEA, junto aos demais símbolos existentes.

Segundo o vereador, o próximo passo agora é a confecção das carteirinhas, para a identificação das pessoas ou pais que forem utilizar o atendimento preferencial, “para isso, estamos iniciando as tratativas junto aos pais que formaram a Associação de Pais de Pessoas com TEA e órgãos competentes”.

Prefeito e o vice-prefeito, Alberto Rodrigues destacam a importância da Lei Municipal que está amparada na Lei Federal nº 12.764 que instituiu no Brasil uma Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os autistas passaram a ser considerados “pessoas com deficiência para todos os efeitos legais”, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país – entre elas o direito à acessibilidade.