ATENDIMENTO DE SOBREAVISO

ATENDIMENTO DE SOBREAVISO


Publicado em: 04/02/2019 12:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 4, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, a secretária de Saúde Lillian Camponogara, a secretária-adjunta Wanessa Machado estiveram reunidos com o provedor da Santa Casa de Caridade, Luiz Carlos Moraes Costa, representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e com os médicos da cidade que trabalhavam em sobreaviso nas especialidades clínica obstétrica, pediátrica e cirurgia geral, serviços suspensos desde as 7h30min de hoje.

Os profissionais pedem reajuste de 40% no valor pago e melhoria nas condições de trabalho. Hoje, o valor pago a cada especialista é de R$ 498,00 nos dias úteis e R$ 1.132,00 nos finais de semana e feriados. Desse valor, 89% são pagos pelo Município, através do repasse mensal feito à instituição e o restante, 11% é pago pela Santa Casa.

Na reunião, Prefeitura e Santa Casa ofereceram reajuste baseado no IGPM de 3,56% cada, proposta recusada pelos profissionais. Segundo o prefeito, os cofres públicos não podem arcar com o valor pedido pelos profissionais.

Representantes da 7ª Coordenadoria sugeriram aos médicos que continuassem com o trabalho até que se consiga falar com a Secretaria Estadual de Saúde, buscando alternativa, o que também não foi aceito.

O que fazer?
Sem sucesso nas negociações, a orientação a todas gestantes é em primeiro lugar buscar contato com o médico que está fazendo o acompanhamento pré-natal. 
Caso não consiga atendimento procurar o Pronto Socorro, pois os médicos plantonistas farão o primeiro atendimento e já estão orientados para essa situação, que no caso de parto é o contato direto com o centro obstétrico de Bagé para recebimento da gestante. Também foi disponibilizada pelo Município em regime de plantão uma ambulância para atendimento imediato em casos de emergência.

O prefeito lamenta a situação e, em Porto Alegre agendará uma audiência com o Governo do Estado com a presença da 7ª Coordenadoria para tentar uma forma de recuperar o quanto antes o retorno desse importante serviço.


Leia também

Gabinete do Prefeito

DIA 22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22/03/2019 13:35

Secretaria de Saúde

COMUNICADO

22/03/2019 11:54

Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos

PLACAS PROIBINDO O TRÂNSITO DE CAMINHÕES SÃO COLOCADAS EM VIAS

22/03/2019 11:28

Departamento de Compras

DISPENSA POR ENEXIGIBILIDADE - REQUISIÇÃO Nº 10/2019

22/03/2019 09:24