Não perca as inscrições para os cursos de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social

Não perca as inscrições para os cursos de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social


Publicado em: 23/02/2018 13:00

Whatsapp

 

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social está oferecendo mais uma oportunidade única às pessoas que são cadastradas nos Programas Cadastro Único e Bolsa Família do Governo Federal.

Do dia 1 a 28 de março, a secretaria irá oferecer os cursos de Placas de Cerâmicas e Alvenaria serão durante todo o mês, na Unidade Móvel do Sistema Fiergs/Senai, que está situada dentro do Parque de Exposições Juventino Correa de Moura.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Duque de Caxias, 1401, ou também no Cras São Gregório e Cras Getúlio Vargas, das 7h30min às 13h30min.

CURSO DE PLACAS DE CERÂMICAS
A primeira turma do Curso de Placas de Cerâmicas inicia no dia 01 de março de 2018 e segue até o dia 28 do corrente mês. 
As aulas, com 16 alunos por turma, acontecerão das 13h30min até as 17h30min.
Serão oferecidos os conteúdos programáticos que ensinam sobre o Histórico das Placas Cerâmicas; - Processo de Fabricação; - Normatização; - Argamassas; - Ferramentas; - Segurança Individual e Coletiva; - Termos Técnicos; - Cálculo Orçamentário; - Interpretação de Projetos Específicos; - Estudo das Patologias; Prática Profissional - Preparo do Substrato para Assentamento; - Corte e Furo em Placas Cerâmicas; - Preparação de Argamassa de Assentamento; - Testes Expedidos: - Teste da Gota; - Tempo em Aberto; - Ponta dos Dedos; - Destacamento; - Assentamentos: - Junta Alinhada; - Junta Amarrada; - Junta Diagonal; - Piso com argamassa Convencional; - Rejuntamentos.

CURSO DE ALVENARIA
A segunda turma do Curso de Construção em Alvenaria inicia no dia 01 de março de 2018, até o dia 28 do corrente mês. As aulas acontecerão das 19h às 23h.
Os conteúdos programáticos ensinam sobre a História da Construção Civil (Tecnologia dos Materiais; - Estudo das Argamassas e Concretos; - Orçamento de Alvenarias, Argamassas e Concretos; - Termos Técnicos; - Segurança Individual e Coletiva; - Tecnologia das Construções; - Estudo das Patologias; - Fundações Diretas).
Na prática profissional, os alunos aprenderão a construir paredes com tijolos e blocos de concreto, utilizando: Prumo de Face e de Centro, nível de bolha e mangueira, alinhamento com régua e linha e esquadro métrico. Também sobre revestimento de superfície: chapisco, emboço, reboco, feltro, contra - Piso e Piso. - Construção de Ferragem e Forma para: pilar e viga, e concretagem com a marcação de obra.